terça-feira, 7 de abril de 2009

Adeus...Mestre....



A cultura do Maranhão esta de luto com a perda do cantor e compositor Antônio Vieira. Ele morreu vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), no UDI hospital. Antônio Vieira estava internado desde o último dia 2, depois que passou mal em sua casa.
Morador do centro de São Luis, onde nasceu na rua de São João, em 9 de maio de 1920, vivia aonde a cultura da época fervilhava, era um homem do povo, com jeito e cheiro do povo. Gostava de samba e aos 16 anos escreveu escreveu "Mulata Bonita", sua primeira musica...ao longo dos seus 88 anos de vida escreveu sobre os personagens da rua, do amor e do sofrimento.

Como existem coisas que não se explica, Antonio Vieira,não saiu feito louco correndo atrás da fama, e talvez por isso só na velhice teve o seu trabalho descoberto pelo Brasil, e somente aos 81 anos gravou o seu primeiro cd solo, com o titulo "O Samba é Bom". E não é que o trabalho era bom mesmo, tanto é que foi gravado ao vivo no Teatro Arthur Azevedo, e para minha alegria eu estava lá para conhecer de perto o homem que com uma voz mansa e uma inspiração aguçada cantava a musica "Tem quem queira" e "Meu Balaio de Guarimã".
Com musica na novela " Cor do Pecado" da rede Globo, Antonio Vieira ganha mais visibildade nacional e mostra que o Maranhão talvez seja o estado brasileiro com maior variedade rítmica. O samba daqui tem batida diferente e temos muitas variações do bumba-meu-boi e ainda o tambor-de-crioula, costumava dizer ele.
Com um acervo de mais de trezentas composições - entre sambas, valsas, boleros e ritmos regionais, como baralho e carimbó maranhense - seu trabalho permaneceu praticamente desconhecido do grande público, a exemplo de outros grandes artistas brasileiros, como Cartola, Nelson Cavaquinho, Clementina de Jesus e Batatinha, que só tiveram suas obras reconhecidas tardiamente.
Entrevistei ele uma vez no Bom Dia Maranhão, na TV Difusora, e fiquei admirado com lucidez e com sua energia, ao falar da sua vida, me disse que se sentia um menino começando a carreira, ou seja, mesmo que o reconhecimento tenha vindo tardiamente, ele se sentia feliz por desfrutar do reconhecimento em vida. Então agora o Balaio de guarimã passou por um banho de cheiro para deixar bem claro se você não quer, tem quem queira...Descanse em paz Mestre Antonio Viera.