quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

DEM suspende decisão sobre Edinho.

RENATA GIRALDIda Folha Online, em Brasília
O empresário e suplente de senador Edison Lobão Filho (DEM-MA) prometeu que apresentará nos próximos dias documentos que provam sua inocência. Com isso, o DEM decidiu aguardar sua defesa para decidir sobre uma possível expulsão do partido.
Lobão Filho telefonou nesta quarta-feira para o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), e prometeu que, assim que retornar do exterior, apresentará os documentos.
"Ele está muito indignado e disse que há uma perseguição [contra ele]. Vamos dar a ele o direito de defesa e vamos aguardá-lo", afirmou Maia.
Para os democratas, a hipótese de expulsão de Lobão Filho por ora está suspensa. O presidente do DEM disse que vai esperar que o empresário retorne do exterior para analisar os documentos. "Não podemos pré-julgar. Vamos analisar os documentos e conversar", disse Maia.
Ontem, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) disse que Lobão Filho seria cobrado pelo comando do partido. "O DEM não permitirá que nenhuma mancha comprometa o partido. Se não der explicações, será convidado a se retirar do partido", disse.

Deu na Folha....

LEONARDO SOUZAHUDSON CORRÊAda Folha de S.Paulo, em Brasília

Segundo suplente do senador Edison Lobão (PMDB-MA), o ex-deputado Remi Ribeiro foi indiciado pela Polícia Federal e denunciado pelo Ministério Público pelos crimes de peculato e responsabilidade, acusado de apropriação indébita de recursos públicos.
O senador Lobão, que deve ser confirmado para assumir o Ministério de Minas e Energia, começou a cogitar Remi como seu substituto após denúncias de que seu filho e primeiro suplente, Edison Lobão Filho, teria usado laranjas para fugir de cobrança de dívidas.
Remi, presidente interino do PMDB no Maranhão, nega as acusações e disse que não foi consultado sobre a possibilidade de assumir o Senado. "Não fui sondado. Não vou ser nada. Não quero minha vida devassada por esse tipo de coisa."
Segundo o inquérito, em 1989 e 1992 houve desvio de dinheiro e fraudes em licitações na Prefeitura de São Bento (MA). Dez pessoas teriam sido beneficiadas, entre os quais Remi, que foi tesoureiro da prefeitura. Apesar de as irregularidades terem mais de 15 anos, o inquérito da PF só foi concluído em junho de 2005. "Isso é coisa que corre há 20 anos. Eu exerci um cargo lá uma época. Isso é coisa da oposição", afirmou.
No mês passado, Remi foi absolvido, segundo a Justiça, por "não existir prova suficiente", de uma denúncia de violência sexual feita por sua ex-mulher. Ela o acusou de tentar violentar uma filha que ela teve em outro casamento. Como a enteada de Remi era menor de idade, o caso ficou a cargo da Promotoria Especializada em Crimes contra Crianças e Adolescentes. "Isso aí é fofoca, futrica. Todo mundo sabe que nunca ocorreu. Já foi arquivado na Justiça [...]. Coisa de mulher separada. Eu não tinha nada com a filha. Um ano depois é que ela levantou isso

É Ministro!!!!!!!!!!!!!!



Não adiantou a imprensa sulista, e parte da maranhense querer "melar" a nomeação do senador Edison Lobão, porque o presidente Lula, não embarcou nessa, e ontem após uma reunião com Lobão oficializou o convite para o Ministério das Minas e Energia. O palitó novo já está pronto para ser vestido na segunda-feira, quando será empossado no comando da pasta.

O PMDB também foi comunicado da nomeação, já que o MME faz parte da cota do partido no senado.

Lobão foi claro durante a sua primeira entrevista quando disse que não é técnico, mas mas sim politico e administrador, e que o serviço de um completa o do outro. Fez referência a outros 11 políticos que exerceram o cargo anteriormente. afirmou ainda que as nomeações para os demais cargos do ministério serão feitos gradativamente, e não no afogadilho.

O novo ministro questionado sobre o risco de apagão foi claro ao negar tal risco para o momento, e aproveitou para convocar a nação para ser otimista e acreditar num futuro melhor em 2008.