terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Lula prepara pacote de nomeações.


O governo federal começa a planejar "os presentes" para acalmar os governistas descontentes. Auxiliares diretos, os ministros Paulo Bernardo (Planejamento), José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) e Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência) começam a discutir as nomeações de cargos pendentes nos Estados.
Na quinta-feira, José Múcio e Paulo Bernardo discutem com aliados para dicutir os cortes no Orçamento de 2008. " Nesse primeiro momento, vamos conversar somente com aqueles mais próximos de nós", disse Múcio .
Múcio já conversou com líderes aliados. Um dos primeiros foi o líder do PR na Câmara, Luciano Castro (RR), já impaciente pela demora, na nomeação do ex-governador do Ceará Lúcio Alcântara para um cargo na administração federal.
Já quando o assunto é cortes no Orçamento, o Planalto precisa ter muito cuidado com as conversas. Por ser ano eleitoral, a legislação permite que os empenhos e as contratações de obras ocorram apenas até o fim de junho - três meses antes das eleições municipais - o que diminui o prazo de ação governamental.
O governo Lula não deverá ser muito rigoroso com a oposição; pensamento que os governitas mais rigorosos defendem, pois atribuem ao DEM e ao PSDB derrubada da CPMF.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou ontem ser "prioridade total" do governo "afinar a base" para definir os cortes no Orçamento da União e aprovar, no Congresso, as medidas adotadas para compensar o fim da arrecadação da CPMF.

Nenhum comentário: