segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Motos: Perigo nosso de cada dia.


O Maranhão não possui números exatos quando, é acidentes envolvendo motos e motociclistas. Em todo o Estado são milhares de motoqueiros circulando por estradas federais, municipais e estaduais, sem nenhum controle das condições de utilização desses veículos e de seus condutores.
Como se não bastasse tudo isso, esses veículos ainda tem sido muito utilizado para a prática de delitos tais como: assaltos, roubos e crimes de encomendas. Por serem de “fácil” condução e poderem se locomover por locais em que os automóveis não têm acesso, as motos se tornam ideais para esses delitos.
Nessa época de carnaval a situação fica pior porque surgem os descuidados, e irresponsáveis que teimam em pilotar a moto após o uso de bebida alcoólica, colocando em risco às suas vidas e de outras pessoas. Portando, virou rotina, acidentes com vitimais fatais conduzindo esses pequenos veículos, não só em São Luís, como nas estradas.
Segundo o Cel Melo a PM do Maranhão, ainda não fez um levantamento exato da quantidade de acidentes envolvendo motos no ano passado.
O deputado Fufuca Dantas (PMDB) quer garantir a todos os motociclistas que circulam no Estado maior proteção em caso de acidente no trânsito. Para tanto, deu entrada na Assembléia Legislativa a um projeto de lei que cria um programa de financiamento, através de linha de crédito especial, para aquisição de coletes infláveis de proteção (colete airbag) para motocicletas. O parlamentar explicou que existe hoje no mercado um colete airbag para motociclistas. Trata-se de um equipamento com compartimentos infláveis e um tubo de ar comprimido, cujo gatilho de disparo vai preso ao quadro da moto. Em caso de acidente, se o motociclista cair e for arremessado longe, o colete infla em instantes, reduzindo a intensidade do impacto do motociclista com o chão. O colete protege peito, pescoço, costas e quadril, e, somando-se ao capacete, faz com que os condutores estejam quase que totalmente protegidos.
É preciso acima de tudo, que esses “ases das duas rodas” tomem consciência, de que as regras de trânsito servem para todo mundo, e que as motos ocupam o espaço de um automóvel, e como tal devem se portar.
Se não tiver consciência e legislação dura, muitos ainda vão morrer, e colocar a vida de outras pessoas em perigo no tão complicado trânsito de nossas cidades.

Nenhum comentário: